Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

JJMC TUDO PARA SUA SAÚDE!!!


ONLINE
1






Musculação!!

 

dv1493003O que é a musculação?

Pra essa resposta, deixo aqui a definição feita pelo Ddn. Fernando Vítor Lima e pelo Dr. Mauro Heleno Chagas, os dois professores da graduação e pós-graduação da UFMG no curso de Educação Física, que conseguiram esclarecer de uma vez essa terminologia.

“A musculação é um meio de treinamento caracterizado pela utilização de pesos e máquinas desenvolvidas para oferecer alguma carga mecânica em oposição ao movimento dos segmentos corporais. A utilização deste meio de treinamento, de maneira sistematizada, objetiva, predominantemente, o treinamento da força muscular. Dessa forma, deve ser entendida diferentemente da terminologia originada no idioma inglês como "weight training" (treinamento com pesos) e ”resistance exercise” (exercício contra resistência), termos que vêm sendo traduzidos e frequentemente utilizados no Brasil, como sinónimos de musculação. Esses termos podem ser utilizados para caracterizar outras formas de exercício físico, como por exemplo: praticar jiu-jitsu, implica em um treinamento com pesos, nesse caso o peso do oponente; correr implica em um exercício contra uma resistência, nesse caso deslocar o peso do próprio corpo. Esses exemplos mostram a inadequação desses termos como sinônimos de musculação. Da mesma maneira o termo exercício resistido também faz referência a um conjunto de possibilidades de treinamento além da musculação. Pode ser concluído que não existe, na prática, treinamento (utilizando o movimento), que não seja contra uma resistência ou resistido. Desta forma, estes termos citados expressam, no idioma português, uma variedade de possibilidades de treinamento muito ampla, incluindo-se nela também, mas não somente, a musculação.”

 

Quem pode praticar esse esporte?

Qualquer pessoa pode praticar a musculação, desde que devidamente bem orientada por especialistas nessa área. Professores de Educação Física serão capazes de planejar treinos adequados às várias vontades, individualidades e necessidades de qualquer aluno.

Mas é importante o aluno realmente querer treinar na musculação e entender o que isso significa. Então, o Professor poderá ajudá-lo a descobrir se essa prática é a mais adequada e ainda orientar e indicar outras formas de treinamento, caso seja preciso.

 

Como a prática da musculação atua no organismo?

A musculação é uma maneira de se treinar a capacidade motora FORÇA. As adaptações a esse tipo de treinamento podem ser, basicamente, neurais (os músculos ganham força aumentando o número de unidades motoras a serem recrutadas ou melhorando a coordenação inter e intramuscular) e morfológicas (hipertrofia da fibra muscular).

Além disso, há um considerado gasto energético durante os treinos para cada tipo de adaptação muscular predominantemente desejada. Então, é possível ganhar força, com ou sem hipertrofia, e gastar bastante energia.

Emagrecer ou não, dependerá se a quantidade de energia gasta ao longo do dia for maior que a quantidade ingerida na dieta de cada um, sendo o exercício físico responsável por um grande aumento do gasto calórico diário e da promoção da saúde e do bem estar.

 

Quais as partes do corpo que são mais exigidas?

O sistema músculo-esquelético será o mais exigido durante essa prática. Mas dependerá muito dos métodos utilizados para haver maior ou menor demanda do sistema cardiovascular.

É importante que haja qualidade na seleção dos exercícios relativos às características individuais de cada um. Por exemplo, a postura. Cada pessoa possui um corpo diferente e único. Saber adequar o treino, baseado na individualidade de cada um, garante a saúde articular e músculo-tendínea dos segmentos corporais.

 

Quais os benefícios para o corpo?

Um corpo com músculos mais fortes é capaz de sustentar melhor as cargas do dia a dia. Corrigir desequilíbrios musculares também é possível, quando aliado a um bom Fisioterapeuta.

Benefícios como os de ajudar no aumento da consciência corporal e na autonomia funcional são outros fatores que justificam a musculação em qualquer idade, pois promoverão ganhos na postura e na auto-estima.

 

Quais os riscos para a saúde?

A elaboração de um treinamento feita por um profissional especializado minimiza muitos dos riscos da musculação, que pode variar entre uma simples dor muscular até um hérnia de disco vertebral.

O excesso de treino pode levar ao que chamamos de “overtraining”, estado de fadiga crônica em que o indivíduo não se recupera suficientemente de cada seção de treino, potencializando todo tipo de lesão, além de cansaço físico e mental.

O controle de um treino é algo complexo e subjetivo às vezes. Isso permite que muitas pessoas se confundam, discordando da ciência que estuda o assunto sem nenhum respaldo científico. Esse é o maior risco para a saúde.

 

Quais os passos para começar na musculação?

A todos que desejam começar a treinar força na musculação, é importante, e prudente, que façam uma avaliação médica e uma fisioterápica. Qualquer dor é importante e pode ser um aviso de algo mais sério. Então, procurem um Professor de Educação Física especialista em musculação para que ele realize as avaliações necessárias e, junto às demais, possa planejar um treino seguro e eficiente, respondendo tanto aos desejos estéticos dos alunos, quanto às necessidades corporais para uma boa saúde.

 

Quais as dicas e os cuidados que um iniciante na musculação deve tomar?

Aos iniciantes, é preciso controlar a ansiedade, pois os resultados serão sempre em médio e longo prazo. Além disso, confrontar o Professor com suas dúvidas, seus medos, seus desejos e expectativas, para que haja uma consciência sobre todo o treinamento e a metas alcançáveis. E, antes de tudo, confiar no Professor, esse será o responsável pela orientação eficiente e segura.

 

A musculação pode ajudar a combater algum tipo de doença?

A musculação pode fortalecer seu corpo, melhorando sua resistência imunológica, relacionado com bons hábitos de vida e alimentares. Dessa forma, a prevenção seria o melhor benefício dessa atividade física.